Vamos montar o acorde de Em (Mi menor), Precisamos saber quais as notas
Que formam esse acorde.
Usaremos a tabela das tríades como exemplo:
Temos: E G B no caso, tônica, terça menor e quinta.
No 1º par eu tenho a nota B que é a quinta.
No 2º par eu tenho a nota G que é a terça menor.
No 3º par eu tenho a nota E que é a repetição da tônica.
E no 4º par eu tenho a nota E que será a tônica do acorde.
Bom, aqui eu tenho o meu acorde de Em montado.
Ai você me pergunta, mas e esse acorde aqui é Em?
No 4º par eu tenho a nota B, nesse tipo de acorde nós não tocamos
Essa nota. Porque se nós tocar essa nota, esse acorde não será
Mais Em, e sim um Em/B.
A tônica desse acorde foi substituída pela nota B que é o
5º (Grau). Esse acorde está com a 5ª no baixo, está na sua 2ª inversão.
Mas aqui não vou entrar em detalhes sobre, inversões. Essas inversões podem ser ignoradas por enquanto, vamos entrar em detalhe quando falarmos de harmonia.
Vou dar um exemplo do que pode ser feito. Quando aparecer um acorde
De Em/B (mi menor com baixo em si), indica que a tônica do acorde não será mais o E,
Agora vai ser o B que é a 2ª inversão.
Podemos então simplesmente eliminar a (/) e a letra que vem depois da barra.
Podemos então dizer que esse acorde é um “Em”.
A maioria dos violeiros faz isso. Por que fica mais fácil....
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