Preparei um artigo para a legião de Violeiros e aspirantes, tenho visto e estudado muito a respeito e vejo que ainda possuem dúvidas sobre encordoamentos e sobre que cordas comprarem para suas Violas... Um assunto importantíssimo, já que a qualidade do seu som está diretamente ligada à qualidade do som da Viola.
Encordoamento para Viola: Diâmetro x Tensão
Normalmente chamamos de tensão o que deveríamos chamar de diâmetro ou espessura. Quando dizemos que um encordoamento de viola é 0.09 ou 0.10, significa que a corda mais fina do jogo possui este diâmetro.
Marcas de encordoamento para viola
Hoje existem as mais variadas marcas de encordoamento no mercado.
Para quem quer um encordoamento de qualidade para sua viola, indico aqui alguns encordoamentos:
Giannini (Cobra e Canário) é famosa pelo seu equilíbrio de tensão e resistência à corrosão. Produzem um som mais encorpado e com brilho na medida, com ótimo sustain e durabilidade.
Tensão Leve. 0.10
São as mais usadas, É um encordoamento extremante leve, proporcionam um timbre mais versátil, possibilitando graves suficientes e brilho inquestionável.
Perfeita para as Afinações: Cebolão Mi, Rio Acima e Boiadeira.
Tensão Média. 0.11
É um tipo de corda muito rígida e pesada. Possui um timbre bem característico e muito bom, recheado de graves.
Perfeita para as afinações: Cebolão Ré, Natural, Cana-Verde, Paraguaçu.
É um tipo de corda extremamente pesada, mas o som, para quem as utiliza , é realmente perfeito, grave encorpado, de altíssima qualidade.
Perfeita para as afinações: Rio Abaixo, Chitarina, Realejo e Guitarra.

Obs.: Quando você for trocar as cordas da sua viola tenha em mente o seguinte: as cordas esticadas aplicam certo esforço no instrumento que forçam o braço a se curvar. Para compensar isso, existe uma barra de metal dentro do braço chamado TENSOR que permite que se ajuste a curvatura do braço para mais ou para menos.
Esse tipo de ajuste é delicado e o ideal é que esse serviço seja feito por um Luthier especializado ou alguém da sua confiança, mas que entenda do assunto.
Temos também os encordoamentos D`addario (Viola Brasileira), que possui encordoamentos profissionais que estão entre os melhores do mundo, também possui linhas mais acessíveis e de alta qualidade.
Foi especialmente desenvolvida para atender às necessidades dos violeiros. Maciez, afinação, durabilidade e brilho: a receita perfeita para tirar o máximo de seu instrumento.
Roberto Corrêa e Paulo Freire são endorsee D’Addario
O Violeiro "Roberto Corrêa" participou do desenvolvimento, junto à D’Addario, dos encordoamentos exclusivos para viola caipira.
Existem outras marcas como SG e São Gonçalo, também são muito usadas.
Uma dica:
Quando você acertar o encordoamento do seu gosto, aquele mais se adequou ao seu estilo e padrão de qualidade. Não troque mais, utilize sempre a mesma marca e tensão, isso vai lhe poupar algumas dores de cabeça futuras com sua viola.
Tudo isso faz a diferença, pense nisso...
Um grande abraço...