Sejam bem-vindos ao mundo da viola caipira.

Esse espaço é para todos aqueles que amam a viola caipira.

Os primeiros passos para aprender a tocar um instrumento são sempre os mais difíceis,e os caminhos são muito longos e que exige bastante esforço.
E por isso,é muito importante contar com um bom material de apoio.

Eu estou aqui para contribuir com o crescimento da nossa *viola caipira*,trazendo algumas imformações que vai ajudar no aprendizado de todos os amantes da viola.

Aqui você vai encontrar tudo sobre teoria,tecnicas,ritmos,acordes,cifras e muito mais para você aprender a tocar viola de uma vez por todas.

O objetivo aqui é direcionar o estudo da *viola caipira*,aos iniciantes e iniciados,visando uma linguagem bem simples e direta,para desenvolver o conhecimento necessário (Teórico e pratico),para que desta forma,toquem sem muitas dificuldades.

Vou deixar bem claro que para ter um resultado satisfatório dependerá,única e exclusivamente,da sua dedicação e perseverança nos estudos.

Então vamos entrar no mundo da *viola caipira*.

8 de jun de 2008

A origem do nome das notas musicais.

Em nosso sistema musical, temos um sistema que possui sete (7) notas musicais, chamadas de notas naturais.

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

O nome das notas musicais tem a sua origem na música medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais.

Seis das sílabas foram tiradas das primeiras 6 frases do texto de um hino feito a São João Baptista.

UT QUEANT LAXIS
RESONARE FÍBRIS
MIRA GESTORUM

SOLVE POLLUTI
LABBI REATUM
SANTE IOHANNES

Que significa algo como, "Para que nós, servos, com nitidez e língua desimpedida,o milagre e a força dos teus feitos elogiamos,tira-nos a grave culpa da língua manchada ó São João!

Mais tarde o maestro italiano Giovanni Battista Doni, percebendo que Ut não era fácil de ser cantada.

Mudou por uma sílaba mais cantável, mudou-o para Dó, utilizando a primeira sílaba do seu sobrenome. Foi adicionada também a sílaba Si, como abreviação de Sante Iohannes (São João).





Nenhum comentário:

 
Viola Sem Fronteira -2.008- Todos os Direitos Reservados / Por W.Rweb